Por Carlos Motta em 30/07/2020
As empresas que conhecem seus indicadores de resultados e possuem #governança para determinar os ajustes necessários, mesmo que em muitos casos isto signifique demissões, terão mais chance de retomar os negócios e continuar seu #desenvolvimento.
Estas mesmas corporações sempre valorizaram pessoas com destacadas #competências, exigindo busca constante de novos conhecimentos, capacidade de gerenciar conflitos, habilidade para solucionar problemas complexos, equilíbrio emocional para lidar com mudanças e #transformações, empatia, trabalho em equipe, #criatividade, #protagonismo e #espírito empreendedor.
O ser humano em constante desenvolvimento busca aprender e ensinar, trocar experiências, #expandir horizontes e a organização tem papel estratégico na criação do ambiente de cooperação e desenvolvimento dessa cultura, sem perder o foco do resultado, mas em muitas situações é criticada a postura daqueles profissionais “antenados” as oportunidades de mercado.
O que é melhor, um profissional ético e desempregado ou um profissional competitivo em busca de melhores oportunidades e valorizado. Certamente ´tem mais segurança para agir e tomar decisões aquele profissional que tem mais consciência de seu verdadeiro valor e não se torna refém de nenhuma situação imposta. Mas isto é privilégio de poucos.
Apesar do momento crítico que estamos atravessando, acredito que sairemos fortalecidos e aqueles profissionais e empresas que estão aproveitando para revisar suas competências e buscar #melhoria em suas fragilidades farão a #retomada com melhor desempenho que tinham anteriormente. É como se estivéssemos exercitando um #ciclo de gestão em que a revisão de toda a #estratégia tenha recebido tempo e atenção especial.
Comments