top of page
Buscar

Empresas e o futuro do trabalho em qualquer lugar! (PARTE 2)

Foto do escritor: Lucas MottaLucas Motta

Atualizado: 9 de jun. de 2020

Por CARLOS MOTTA em 03/06/202

Trabalho remoto não é uma forma de reduzir custos, pois envolve uma preparação cultural e sistêmica da empresa, sendo necessário ter suporte para o colaborador e ele mesmo precisa estar capacitado para trabalhar à distância.


A partir do momento que a empresa decida adotar trabalho à distância, valores como mobilidade, autonomia, confiança tornam-se a base da operação, visando entregas no prazo estabelecido e satisfação dos clientes.


O trabalho remoto exige mudanças de comportamento e quanto mais treinamentos e ações de capacitação forem realizadas sobre temas relacionados à produtividade, autogestão, gestão do tempo e organização da rotina, melhor o time ficará preparado para trabalhar à distância.


Será necessário rever toda a operação, assegurando que exista infra estrutura, segurança de Informações, planejamento, comunicação para a realização do trabalho remoto, definição de metas e acompanhamento.


Quem estiver preparado para esta conexão de forma antecipada irá se destacar no mercado e obterá

vantagem competitiva.


Os gestores tem de estar preparados para focar na busca dos resultados independentemente de onde seja realizando o trabalho. É preciso contar com líderes que acreditam no modelo, caso contrário os colaboradores podem ter receio de trabalhar distantes da empresa.


Sugestões aos gestores:

Planeje a execução, não faça micro gerenciamento da sua equipe, não fique o tempo todo olhando quem está online, demonstre confiança no seu time, distribua tarefas e gerencie entregas, sempre esteja acessível e disponível ao time, reforce o aspecto humano, forneça feedback e reconhecimento, estabeleça linha de comunicação objetiva.


Fator chave para o sucesso nesta empreitada será manter o relacionamento interpessoal. Momentos de integração certamente diminuirão e para minimizar este impacto, deve-se realizar pelo menos um encontro mensal.


O home office já é uma realidade no ambiente de trabalho brasileiro, tanto é que a reforma trabalhista, em vigor desde 2017, já inclui essa modalidade em seu texto, prevendo que o regime de trabalho home office precisa constar no contrato do colaborador, onde deve constar as obrigações da empresa e do time nesse modelo.


As empresas que adotam o modelo home office também necessitam de uma ferramenta de gestão moderna e eficaz. A tecnologia da informação caminha junto com as pessoas rumo ao futuro do home office.

Nós podemos ajudar nesta jornada, fale conosco!

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page